Nossa abordagem

Programa de Desenvolvimento Comunitário Integral

Presente em mais de 90 países, atua através das Igrejas e/ou Comunidades.

Capacita as pessoas a se envolverem no processo de Evangelização e atuação social, levando o amor de Cristo para as pessoas, para que assumam as responsabilidades por suas vidas e, possam evangelizar outros.

O Programa de Desenvolvimento Comunitário Integral – PDCI, que em alguns países chama-se Community Health Evangelism (CHE), atua na capacitação das pessoas das Igrejas para desenvolverem projetos sustentáveis em suas comunidades. Vivendo a prática da Missão Integral as pessoas são desafiadas a criarem ações que atendam às necessidades das pessoas e suas comunidades, promovendo o Amor de Deus e impactando vidas com o Evangelho de Jesus.

Nosso objetivo é orientar e capacitar pessoas a assumirem suas responsabilidades e se envolverem em ações que venham a causar transformação na sua vida e no meio em que vivem. Neste contexto, atuamos nas áreas: Social, Física, Emocional e Espiritual através de conceitos e valores bíblicos.

Através das ministrações orientamos e acompanhamos líderes das igrejas e suas equipes a criarem seus próprios projetos com o objetivo final de expandir o Reino de Deus.

O PDCI é uma excelente ferramenta para líderes que querem envolver pessoas comprometidas com a transformação social, em ações contínuas e duradouras e não apenas em trabalhos pontuais em datas comemorativas ou finais de semanas.

Nossos Capacitadores orientam e acompanham o desenvolvimento dos projetos, desde o plano inicial para realizar um Seminário de Visão – que demonstra toda a metodologia para a liderança da igreja – até a realização das ministrações dos Cursos de Capacitações – CDC I, II e III.

Os fundamentos do PDCI

Pertencimento do programa pela comunidade ou Igreja

Os programas são autossustentáveis porque eles são dirigidos pelas próprias pessoas da comunidade, usando os recursos locais.

Integração

Os programas promovem o bem-estar integral da pessoa – físico, espiritual, emocional e social.

As pessoas são orientadas no processo de transformação através de uma liderança cristã madura.

Desenvolvimento

As pessoas são participantes responsáveis pelo seu desenvolvimento e não participantes passivos recebedores de informações ou produtos.

Os programas constroem capacitação ao invés de criar dependência.

O ensino é feito de forma participativa, que envolve os participantes em um processo de autodescoberta que leva a ação.

Prevenção

As pessoas são orientadas a utilizarem os recursos disponíveis nas suas comunidades e a desenvolverem ações preventivas que melhorem sua qualidade de vida, de sua família e de seus vizinhos.

Multiplicação

Os programas multiplicam-se de casa em casa, e de comunidade em comunidade, à medida que as pessoas vão compartilhando o que aprenderam, usando conceitos transferíveis e materiais de ensino contextualizados culturalmente.

S E M I N Á R I O   D E   V I S Ã O

Após os líderes demonstrarem interesse em participar do programa, realizamos, como seus convidados, o Seminário de Visão.

Neste seminário será apresentado, de forma prática, como serão os demais treinamentos e a criação de uma agenda que atenda os participantes.

C a p a c i t a ç õ e s

Os treinamentos acontecem, por módulos, presencialmente onde as pessoas moram.

Capacitadores experientes vão até as igrejas ou comunidades para ministrar os treinamentos.

Os módulos e a quantidade de horas são distribuídos da seguinte forma:

1º – Seminário de Visão 6 horas – das 9h às 18h de um Sábado

– Apresenta, de forma prática, a metodologia e a estrutura de todo o programa.

2º – Capacitação de Capacitadores – I

– Treina, de forma prática, os participantes para que se formem Capacitadores do programa naquela região. Esses Capacitadores terão acompanhamento com os Capacitadores de fora, para implementarem o programa na comunidade.

3º – Capacitação de Capacitadores – II

– Treina, de forma prática, os Capacitadores com conteúdo exclusivo para os próximos passos que incluem a formação de uma ‘Comissão’ na comunidade, bem como, apresentam o conteúdo para treinamentos desse grupo.

4º – Capacitação de Capacitadores – III

– Neste módulo, os Capacitadores aprendem em como expandir a metodologia do programa para outra comunidade, são fortalecidos na metodologia e prática efetiva do programa.

No entanto, estamos abertos para, em comum acordo, fazer os ajustes necessários com relação aos períodos de exposição dos temas.

T e m a s   d o s   m ó d u l o s

Os módulos e os temas abordados em cada etapa, podem ter alterações e, até mesmo, o próprio conteúdo poderá diferenciar um pouco para cada contexto; decorrente da necessidade local e de acordo com planejamento entre o líder local (anfitrião) e os representantes do Instituto Vida.

Para as questões indígenas os temas foram adaptados para o contexto da oralidade e cultura de acordo com cada região.

Translate »